sábado, 18 de fevereiro de 2012

Começar

Não vou indicar as utilidades de uma Base de Dados, com certeza que irão encontrar muitas no dia-a-dia. Vou apenas dar dicas em como fazer uma bd funcional e como pô-la pronta para introduzir dados e consultá-los quando for preciso.


Para começar será necessário ter o Access instalado no computador. Os exemplos que vou deixar serão testados no Access 2007 e 2010.
É importante ter conhecimentos de SQL e VBA, sobre os quais irei dar muitas explicações.
SQL - Structured Query Language, é uma linguagem de programação declarativa, usada em bases de dados, tanto para criar os objectos da base de dados como consultar, inserir e editar dados.


VBA – Visual Basic para Aplicações, e uma linguagem de programação utilizada em muitas aplicações, principalmente o MS Office. Com o VBA podemos no Access criar funcionalidades muito úteis para automatizar todo o funcionamento da bd, bem como fazer ligação com outros ficheiros e programas.


O SQL e o VBA podem interagir constantemente. Por exemplo as funções criadas em VBA podem ser utilizadas em SQL, e o VBA pode aceder à db utilizando expressões SQL.


Segurança:
O Access possui definições de segurança para as bases de dados a vários níveis. A partir da versão 2007 foi incluído a opção de indicar localizações fidedignas para os ficheiros. Ao abrir os ficheiros que não estiverem dentro destas localizações será pedido ao utilizador para activar o conteúdo bloqueado.
O bloqueio incidirá sobre o código VBA.
A imagem mostra como introduzir localizações fidedignas:




Deverá criar uma pasta para as Bases de Dados e inclui-la na lista de pastas fidedignas, e dentro dessa pasta criar uma pasta para cada projecto. Um projecto pode conter muitos ficheiros de Access e inclusive ficheiros que façam parte da base de dados, como sejam imagens, PDFs, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário